ADESG MG

Ir para o conteúdo
CURSO


Pós-Graduação MBA em Inteligência e Gestão da Segurança

Parceria ADESG-MG e Faculdade Novos Horizontes


A proposta de trabalho constante deste projeto adota como orientação básica o princípio normativo da busca da excelência na capacitação de Pessoal de Alto Nível no campo da Inteligência e Segurança, com ênfase na Visão Global e Estratégica, constituindo-se assim em uma efetiva contribuição ao esforço de consolidar a difusão de conceitos e estilo renovados de ação profissional em sintonia com os princípios adotados pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG.

O Curso será pautado em três pontos principais: a integração entre teoria e prática, a flexibilidade e a metodologia. A integração entre teoria e prática reforça a aplicação de conceitos como instrumento de aplicação, em oposição à abordagem exclusivamente teórica. Reúne os conceitos da teoria e a experiência acadêmica e profissional com as demandas do ambiente. Visa preparar profissionais de alto nível, capazes de identificar e se adaptar com maior rapidez às novas tendências e necessidades no plano nacional, considerando as temáticas a serem estudadas.
Em relação à flexibilidade, por ser voltado à formação e especialização de profissionais que já realizaram o Curso de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, a sua estrutura curricular permitirá que os participantes possam aproveitar determinados conteúdos inerentes ao curso realizado e complementar com conteúdos relevantes e necessários à formação em nível de Pós-Graduação Lato Sensu em Inteligência e Gestão da Segurança. Por fim, o curso será oferecido em regime que atenda as necessidades dos participantes, em consonância com a estrutura da FNH.

Em termos de metodologia, esta contemplará as dimensões conceituais e instrumentais. A dimensão conceitual consiste na criação de uma linguagem comum em torno de cada tema abordado e será desenvolvida a partir da exposição dialogada, complementada pela realização de leituras, estudos de casos e realização de seminários sobre os assuntos abordados. A dimensão instrumental consiste na operacionalização de conceitos mediante a realização de trabalhos e visitas técnicas seguindo orientação correspondente às possibilidades de aplicação prática dos conteúdos estudados.

1. Objetivos

a) Promover a visão integrada das áreas de Inteligência e de Segurança, possibilitando aos participantes o desenvolvimento de capacitação estratégica nestas áreas.

b) Formar e desenvolver profissionais habilitados a atuarem com eficácia no que tange às áreas de Inteligência e Segurança, propiciando-lhes conhecimentos específicos que aprimorem o desempenho técnico-operacional.

c) Promover o desenvolvimento de profissionais de alto nível com vistas à gestão e/ou assessoramento em relação às decisões estratégicas relacionadas à Inteligência e Segurança.

d) Proporcionar as competências necessárias para que os participantes possam aprimorar e estruturar a unidade responsável pela Inteligência e Segurança em posição estratégica no contexto das organizações.

e) Capacitar profissionais para atuarem como docentes em cursos de Inteligência e de Segurança estratégica nos níveis técnico e de especialização.

f) Preparar os participantes para a avaliação de filiação e obtenção de certificação internacional junto àCorporación Euroamericana de Seguridad, com sede em Madri – Espanha, com representação em todos os continentes.

2. Público Alvo
Profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento, como Administradores, Advogados, Engenheiros, Gestores, Operadores de Defesa Social, Inteligência, Segurança Pública, bem como Tecnólogos, Consultores, integrantes das Forças Armadas, Policiais Civis, Federais, Militares, Guardas Municipais, Adesguianos, dentre outros.

3. Estratégias Pedagógicas
O curso será ministrado de forma participativa, contando com professores doutores, mestres e especialistas com vasta experiência. A teoria estará em consonância com estratégias pedagógicas como estudo de casos, experiências e relatos em sala de aula, simulações e visitas técnicas.

4. Conteúdo Programático
O curso será realizado em quatro Módulos(Núcleo de Formação Básica, Núcleo de Formação Geral, Núcleo de Formação Específica, Núcleo de Aprofundamento), com carga horária total de 360 horas/aula.

O aluno que realizou o Curso de Estudos de Política e Estratégia da ADESG, mediante solicitação e apresentação da documentação hábil, será dispensado das disciplinas do Módulo de Formação Prática, por já ter cumprido os conteúdos e carga horária pertinente ao referido módulo.

5. Estrutura Curricular

TABELA

Observação: Os alunos que concluírem o curso, caso tenham interesse, será possibilitado a matrícula na disciplina “Didática do Ensino Superior”, juntamente com os alunos do Mestrado Acadêmico da FNH. O investimento nesta disciplina não está incluso no curso de MBA em Inteligência e Gestão da Segurança e ministrada em dias e horários a serem ajustados. Sendo concluída e o aluno aprovado, passará a integrar o seu histórico escolar. Para que a disciplina seja realizada será necessário um mínimo de 25 alunos e os valores serão discutidos oportunamente.

6. Período e Local de Realização
O Curso será realizado na Unidade Santo Agostinho da Faculdade Novos Horizontes, com aulas semanais às sextas de 19h00às 22h30 e aos sábados de 8h30 às 12h00.

7. Investimento
Será dividido em 12 parcelas, a serem pagas mensalmente, a partir do início do curso.

8. Processo Seletivo
O processo seletivo será agendado no ato da inscrição e constará de análise de currículo e entrevista com o Coordenador Acadêmico do Curso. Estima-se para cada turma trinta participantes.

9. Certificação
A Faculdade Novos Horizontes expedirá certificado de “Especialista em Inteligência e Gestão da Segurança” – Nível de Pós-Graduação Lato Sensu, para os participantes considerados aptos no curso, de acordo com as normas de Pós-Graduação da FNH.

As Inscrições podem ser realizadas na secretaria de pós-graduação da Faculdade Novos Horizontes.
ESTE CURSO DEPENDE DE NO MÍNIMO 25 ADESGUIANOS PARA FORMAR TURMA, SEM OS QUAIS O CURSO NÃO É MINISTRADO.



Voltar para o conteúdo