CEPE - ADESG MG

Ir para o conteúdo

CEPE

CURSO


CEPE


O Curso de Estudos de Política e Estratégia – CEPE é dirigido aos formadores de opinião, dezenas de brasileiros de alto gabarito, civis, militares, patriotas de formação interdisciplinar que estudam de modo apartidário e imparcial a problemática brasileira, propondo sugestões de solução consubstanciadas em planos nacionais contendo políticas e estratégias, de excelente qualidade, ao dispor de autoridades governamentais para emprego imediato. Além disso, depois de diplomados, passam a utilizar em seu cotidiano profissional os proveitosos ensinamentos recebidos e permanecem irmanados pelo mesmo ideário, reunindo-se periodicamente as diversas turmas para troca de informações e aperfeiçoamento dos conhecimentos. Hoje, pensamos o Brasil de amanhã.

A Delegacia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Estado de Minas Gerais – ADESG MG promove, há 45 anos, o Curso de Estudos de Política e Estratégia – CEPE. Um curso objetivo, rápido e com visitas e viagens técnicas.

SEGMENTO ALVO
Poderão candidatar-se aqueles indicados por associados, como também candidatos avulsos ou sugeridos por entidades (públicas ou privadas) ou empresas locais, desde que atendam aos seguintes requisitos:
Curso Superior completo, preferencialmente;
Notória idoneidade moral e cívica.

PERFIL DOS PARTICIPANTES
Profissionais Liberais de todas as áreas, Professores, Pesquisadores, Universitários, Funcionários de Empresas Públicas e Privadas, Oficiais Militares, Policiais e Empresários: interessados em conhecer os fundamentos básicos e a atual conjuntura da organização das expressões que compõem o Poder Nacional.

OBJETIVOS
Divulgar o Método de Planejamento Estratégico da Escola Superior de Guerra – ESG;
Propiciar aos participantes a realização de estudos, pesquisas e planejamentos, abrangendo a conjuntura regional, nacional e internacional, tendo em vista a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais, compatibilizando-os com a Justiça Social;
Proporcionar o Intercâmbio de conhecimentos e a prática de trabalhos em grupo, da Cidadania e da Nacionalidade.

CORPO DOCENTE
A equipe é composta por palestrantes de notório saber, tais como: Professores Especializados, Cientistas e Pesquisadores, Militares de Alta Patente, conceituados Empresários, Políticos, Dirigentes de Órgãos Públicos e do Corpo Permanente da ESG.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Início: Abril de 2019.
Término: Junho de 2019.


O CEPE POSSUI AS SEGUINTES FASES:

PREPARATÓRIA
Proporciona aos Estagiários conhecimentos sobre o sistema ESG/ADESG, suas atividades em geral e, em particular, seus CEPEs, principalmente no que diz respeito à organização, funcionamento, metodologia e fins, mediante leitura de textos distribuídos, debates e exposições.

BÁSICA
Estudo dos Fundamentos da ESG de seu Método de Planejamento Estratégico através da leitura de textos, debates e palestras ministradas pelo Corpo Permanente da ESG.

CONJUNTURAL
Análise das conjunturas nacional e internacional e suas implicações nas esferas federal, estadual e municipal, segundo o Método e os Fundamentos da ESG através de conferências proferidas por técnicos, profissionais renomados, autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS DE GRUPO
Nesta fase, aplicam-se os estudos e análises, realizados nas Fases Básica e Conjuntural, com vistas à apresentação de Políticas e Estratégias relativas aos temas em estudo.

VISITAS E VIAGENS DE ESTUDO
Objetivam conhecer a conjuntura regional e nacional, sendo realizadas na Fase Conjuntural, abordando temas de interesse relevante e atual.


IMPORTANTE:
Para maiores informações, entrar em contato pelos telefones: (31) 9 9982.4690 / (31) 9 9116.6066


INTRODUÇÃO
A ADESG, desde a sua criação, nos anos 50, prevê em seu Estatuto a realização de Ciclos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE).
No início eram pequenos "Ciclos de Palestras" sobre as noções básicas da Doutrina de Segurança Nacional, seguindo os fundamentos da Escola Superior de Guerra.
Na década de 60 os "Ciclos de Palestras" evoluíram para "Ciclos de Conferências", e depois prosseguiram com o nome de "Ciclos de Estudos sobre Segurança e Desenvolvimento", e a partir de 1985, passaram a ser "Ciclos de Estudos de Política e Estratégia".
Com a aprovação do novo Estatuto em 11/12/2003, os Ciclos de Estudos passaram a ser "Cursos de Estudos de Politica e Estratégia".

OBJETIVOS DOS CEPE'S
I - Divulgar os ensinamentos doutrinários da ESG;
II - Propiciar aos participantes a realização de estudos, pesquisas e planejamentos, abrangendo a conjuntura regional, nacional e internacional, tendo em vista a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais, compatibilizando-os com a Justiça Social;
III - Proporcionar o Intercâmbio de conhecimentos e a prática de trabalhos em grupo;
IV - Multiplicar as comunidades ADESGUIANAS, interiorizando-as por todos os cantos do Brasil, a fim de proporcionar o conhecimento e a prática da Cidadania e da Nacionalidade.

QUEM PODE PARTICIPAR
Poderão candidatar-se homens ou mulheres indicados por associados, como também candidatos avulsos ou sugeridos por entidades (públicas ou privadas) ou empresas locais, desde que atendam aos seguintes requisitos:
- Curso Superior completo, preferencialmente;
- Notória idoneidade moral e cívica.

PERFIL DOS PARTICIPANTES
Interessados em conhecer os fundamentos básicos e a atual conjuntura da organização das expressões que compõem o Poder Nacional.
Serão selecionados, dentre os inscritos, quanto aos aspectos do comportamento, da ética, da idoneidade, da dignidade, honradez pessoal e liderança na comunidade independentemente de ideologia, de raça, de cor e de religião.









LOCAL DO CURSO
4ª Região Militar
Av. Raja Gabaglia, 450, Cidade Jardim, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Voltar para o conteúdo